[quote][b][url=/v3/forum/france-29/topic/mirage-2000-vs-f-16-falcon-110/?post=2784#post-2784]tmor[/url] a dit le 03/10/2005 à 17:34 :[/b]

En espagnol, première sortie des 2000-5. 40 à 0, grâce à l'effet de surprise de l'arriver du Mica.
[url]http://www.defesanet.com.br/noticia/miragemica/[/url]
[quote]Durante recente exercício realizado na Base Aérea de Florennes, Bélgica, uma esquadrilha de Mirage 2000-5 da 1/2 Cigognes( Cegonhas ) obteve 40 ( quarenta ) vitórias virtuais, contra alvos representados  pelas várias unidades pertencentes às Forças Aéreas da  OTAN. Desnecessário dizer,  que este escore surpreendeu ao Comando e aos próprios pilotos.

Voando em formação  sobre os céus da Bélgica oito aviões ( Tornados, F16 e F4 Phantons ) . Seus experientes pilotos estão em guarda contra a ameaça dos interceptadores "Inimigos, incluindo dois Mirage 2000-5 armados com mísseis ar-ar MICA ( desconhecidos para eles, porém com  reputação de serem mortais ). Repentinamente eles estão em alerta . As telas dos radares indicaram dois bip, sem dúvida são os Mirages.

Somente dois contra oito, em desvantagem numérica os Mirages do Cigognes não deverão ter chance. Despreocupados a formação continua seu vôo e certamente os Mirages  devem estar retornando as suas bases. Então repentinamente,  dois dos oito aviões  giram em 90º afastando-se da formação rapidamente. Os outros seis voam , possivelmente não entendendo porque  os dois colegas afastaram-se da formação. Que risco poderiam correr se não foram detectados lançamentos de mísseis ar-ar?  Então eles estão totalmente em alerta . Dificilmente terão tempo de perceber que eles estão "killed". Seis aviões estão virtualmente abatidos dos céus  em uma fração de segundos. Longe dali dois Mirage2000-5 retornam às bases.

A explicação é simples : tendo detectado a formação inimiga, os dois Mirages disparam uma salva de oito mísseis  MICA ar-ar, fire -and-forget, beyond visual range, quatro mísseis cada avião. Totalmente autônomos, os Mica voam em direção aos alvos  sem a necessidade de guia radárica. Os pilotos "friendly" foram pegos de surpresa , exceto os dois pilotos que afastaram-se  porque sabiam que, um bip do radar de um Mirage 200-5 era de fato o lançamento de um míssil e não somente a varredura  de radar.

Ao longo de 12 missões,  que os dois Mirage 2000-5 executaram durante o Exercício na Bélgica, os Cigoigne obtiveram 40 vitórias virtuais para a perda de um dos seus. O sucesso operacional do MICA contra as forças opositoras alcançou 75 % .

Como podem estes experientes pilotos da OTAN serem pegos de surpresa.?

O Ten-Cel. Joël Rode, que comanda  o 1/2  Esquadrão Cigognes explica: "Os excelentes resultados obtidos  é devido  muito aos pilotos "inimigos", que  não estão acostumados  com a combinação do míssil MICA/Thales(*) RDY radar.  Na realidade os pilotos nos vêem, mas reagem como se tivéssemos  o Matra Super 530D, o qual  pode ser lançado,  um míssil por alvo de cada vez, ou  um disparo "Fox One" , nós não tínhamos um míssil fire-and-forget. Quando o radar RDY é usado com o Super 530D no Mirage 2000C  na fase scanning, ele seleciona um alvo e então direciona  o míssil a toda  energia para destruí-lo.  Equipado com um cabeça semi ativa,  que necessita que o avião alvo seja iluminado  em todo o tempo de vôo do míssil. Isto  são várias dezenas de segundos  dependendo da distância. É um longo período , durante o qual o alvo  sabendo que foi  identificado , tem  tempo  para executar ações evasivas.[/quote][/quote]